Carta de Serviços ao Usuário ao Usuário

A Carta de Serviços ao Usuário da Câmara Municipal de Miracema é uma iniciativa que visa promover ampla interação da instituição com a sociedade. Nela são apresentadas as principais informações sobre os setores da Câmara Municipal, suas atribuições, os serviços que são oferecidos à população em diferentes áreas e as formas de acesso a esses serviços. O objetivo é manter os padrões de transparência, acessibilidade e qualidade que devem nortear o atendimento ao público.

A Câmara Municipal de Miracema constitui o Poder Legislativo em nossa cidade, Miracema , no Estado do Rio de Janeiro . Está localizada na Rua Marechal Floriano, 340 – Centro, Miracema – RJ (veja mapa). É formada por 9 Vereadores para mandatos de 4 anos .

A sede do Poder Legislativo é um importante espaço institucional que integra o conjunto arquitetônico e cultural de Miracema . A instituição desempenha um papel fundamental na construção democrática e na representação dos interesses da população.

São atribuições da Câmara Municipal de Miracema fiscalizar a atuação do Poder Executivo, elaborar as leis do Município e deliberar sobre atos administrativos internos. Dentre suas principais funções, destacam-se:

Função Legislativa

A Câmara Municipal de Miracema , no exercício da sua função legislativa, participa da elaboração de leis de interesse do Município. As matérias legislativas que são da competência exclusiva dos municípios estão fixadas na Constituição Federal. A função legislativa é a que mais se destaca dentre as quatro funções porque é por meio das leis que os cidadãos têm seus direitos garantidos. Além disso, as leis também asseguram a harmonia entre os poderes, orientam a vida das pessoas e são indispensáveis para a administração pública. Dentre as competências legislativas municipais destacam-se:

  • Estabelecer tributos bem como conceder isenções e benefícios fiscais;
  • Definir a aplicação das rendas municipais;
  • Elaborar as diretrizes orçamentárias, o orçamento anual e o plano plurianual;
  • Determinar a ocupação do solo urbano;
  • Criar regras para proteção do patrimônio municipal.

Seguem abaixo as normas jurídicas que a Câmara Municipal de Miracema elabora:

  • Lei Orgânica – é a lei que regulamenta a organização municipal , respeitados os princípios estabelecidos pela Constituição Federal e a Constituição Estadual . Trata-se da principal lei do Município, que representa para Miracema o que a Constituição Federal representa para o país e a Constituição Estadual para os estados da federação. Essa lei organiza a municipalidade nos aspectos que são próprios de cada lugar. Por isso, não existe uma mesma Lei Orgânica para todos os municípios.
  • Emendas à Lei Orgânica – destinam-se a produzir transformações do texto original da Lei Orgânica. Elas podem ser propostas por membros da Câmara Municipal. A proposta deve ser discutida e votada em dois turnos, sendo considerada aprovada se obtiver, em ambos, dois terços dos votos favoráveis dos Vereadores (conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal ).
  • Leis Complementares – destinam-se a regular matéria legislativa a que a Lei Orgânica do Município confere relevo especial. Para sua aprovação, é necessária a maioria absoluta dos votos favoráveis dos Vereadores , em dois turnos de discussão e votação.
  • Leis Ordinárias – são destinadas a regular matéria inserida na competência normativa do Município, sujeitando-se, após aprovada, à sanção ou ao veto da Prefeita Alessandra . São as leis mais comuns, que versam, em sua maioria, sobre serviços públicos (transporte, limpeza, saúde e educação básica, meio ambiente, atividade econômica etc.), sistema tributário, orçamento, etc.
  • Leis Delegadas – equiparadas às leis ordinárias, são elaboradas pela Prefeita Alessandra, mediante Decreto Legislativo que especifique o conteúdo e os termos do exercício dessa prerrogativa. As leis delegadas não podem versar sobre atos de competência exclusiva da Câmara Municipal, sobre matéria reservada à lei complementar, nem à legislação sobre planos plurianuais, diretrizes orçamentárias e orçamentos, convocação de plebiscito, entre outros.
  • Decretos Legislativos – destinam-se a regular as matérias de exclusiva competência do Poder Legislativo que tenham efeito externo, mas dispensam a sanção da Prefeita Alessandra.
  • Resoluções – destinam-se a regular matérias da administração interna da Câmara Municipal e de seu processo legislativo.

Função Deliberativa

A função deliberativa é decorrente de atividades que a Câmara Municipal de Miracema desempenha, sem a necessidade da participação da Prefeita Alessandra . Os atos administrativos internos de cada Casa são exemplos dessa função. Dentre esses, podemos citar:

  • Criação de quadro de pessoal;
  • Fixação dos vencimentos de seus servidores;
  • Elaboração do Regimento Interno;
  • Eleição e destituição da Mesa Diretora;
  • Posse à Prefeita Alessandra e ao Vice-Prefeito.

Função Fiscalizadora

A função fiscalizadora serve para controlar o exercício da administração do Município, isto é, controlar as ações da Prefeita Alessandra, bem como a execução orçamentária, orientada pelo orçamento municipal. É no orçamento que estão definidas as regras para a arrecadação e os gastos públicos. Sendo assim, a Câmara Municipal de Miracema tem a obrigação de verificar se a Prefeita Alessandra está aplicando corretamente os recursos para a melhoria do Município, e fazer, anualmente, o julgamento das contas públicas.

O cidadão também pode e deve acompanhar a execução orçamentária no que for do seu interesse. Isso demonstra a transparência de uma administração. Neste processo de fazer o controle externo do orçamento público administrado pelo Poder Executivo, a Câmara Municipal de Miracema conta com a assessoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Para exercer sua função fiscalizadora, os parlamentares têm os seguintes meios:

  • Requerimento de informações – instrumento de fiscalização que consiste em solicitar informações aos Vereadores e dirigentes de órgãos da administração indireta e autarquias;
  • Criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para a investigação de fatos determinados de competência do Município;
  • Apreciação das contas de gestão da Prefeita Alessandra e da Mesa Diretora por meio do controle externo de fiscalização financeira, orçamentária, patrimonial e contábil, mediante parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro;
  • Convocação de Secretários Municipais para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal;
  • Livre acesso às repartições públicas municipais, inclusive aos documentos oficiais, para consulta e diligências.

Função Julgadora

É a função política de julgamento de infrações político administrativas da Prefeita Alessandra e dos Vereadores por crime de responsabilidade, como quebra do decoro parlamentar.

A Câmara Municipal de Miracema disponibiliza uma série de canais para facilitar o contato dos cidadãos com os Vereadores. Os principais meios são o telefone 0800 191 2131 , o email [email protected] e o canal da Ouvidoria.

Na Ouvidoria é possível registrar dúvidas, sugestões, elogios, críticas, solicitações e reclamações. As manifestações são analisadas e encaminhadas às unidades competentes para eventuais providências. As respostas aos cidadãos e cidadãs são dadas por email. Informações não obtidas pela Ouvidoria podem ser pedidas em formulário específico com base na Lei de Acesso à Informação .

O contato com a instituição pode ocorrer ainda pelos perfis oficiais dos Vereadores. Por sua vez, as demandas jornalísticas podem ser encaminhadas diretamente para a Assessoria de Imprensa.

Atenção especial é dada às comissões que atuam mais diretamente junto à vida da comunidade, como a Comissão de Saúde , a Comissão de Educação e a Comissão de Finanças . Para acessar todas as Comissões da Câmara Municipal de Miracema, clique aqui.

Outra importante forma de participação da sociedade acontece através do envio de sugestões de leis, dando a oportunidade para o cidadão atuar como coautor do processo legislativo.

O prédio da Câmara Municipal de Miracema está em Rua Marechal Floriano, 340 – Centro, Miracema – RJ . A sede é aberta à população, que pode visitar as instalações sem necessidade de agendamento prévio.

É possível acompanhar pessoalmente as sessões do Plenário, reuniões das Comissões e Audiências Públicas, respeitando apenas a lotação dos espaços. A Agenda traz datas e horários das audiências públicas e solenidades, e a Ordem do Dia divulga datas, horários e pautas de votações das sessões Plenárias deliberativas.

Visitas em grupo podem ser agendadas pelo telefone 0800 191 2131 . Se desejar, faça aqui um tour virtual.

A Câmara Municipal de Miracema oferece acesso simplificado a todo o seu acervo documental por meio do Portal da Transparência , plataforma que reúne informações essenciais para a participação cidadã. Nele, você encontra documentos como leis, atas, licitações, balancetes, folhas de pagamento e outros registros atualizados até 11/03/2025 , garantindo transparência e facilidade na consulta.

Para pesquisar, basta acessar o Portal da Transparência e utilizar as ferramentas de busca por palavras-chave, categorias ou período. Caso precise de orientação, o Setor de Documentação e Transparência está à disposição para auxiliar.

Este serviço reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à informação e o controle social das ações legislativas.

Na página da Câmara Municipal de Miracema , no menu Atividade Parlamentar , estão disponíveis todas as etapas do Processo Legislativo , incluindo projetos de lei em tramitação, com detalhamento de autoria e pareceres técnicos. A consulta é realizada no Portal da Transparência.

A Legislação Municipal também está integralmente acessível no site, com destaque para:

  • Leis Ordinárias e Leis Complementares
  • Lei Orgânica Municipal
  • Regimento Interno
  • Outros instrumentos normativos que regem as ações da Casa.

Todos os diplomas legais relacionados ao orçamento do Município estão disponíveis no portal da Câmara Municipal de Miracema , no Portal da Transparência.

Lá é possível consultar:

  • Plano Plurianual (PPA)
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
  • Lei Orçamentária Anual (LOA)

Na mesma plataforma, a seção Contas Públicas reúne os relatórios de prestação de contas do Poder Legislativo , garantindo transparência na gestão de recursos.

A Câmara Municipal de Miracema investe na transparência e disponibiliza, em seu Portal da Transparência , informações sobre os recursos utilizados pela administração da Casa e pelos Vereadores/Membros.

Na seção dedicada aos Vereadores/Membros , estão disponíveis dados como Subsídio , frequência em sessões, Benefícios e outras informações pertinentes. Também são divulgados registros sobre servidores, contratos, execução financeira, licitações e Plano de Cargos e Salários , garantindo total clareza na gestão pública.

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